Os
recursos e estratégias de baixa tecnologia têm o intuito de desenvolver no
aluno com TGD as habilidades comunicacionais na interação social.
Os
recursos aqui apresentados podem ser plicados em sala de aula ou no AEE. Jogos para figuras geométricas
* Geoplano é uma tábua com 25 pinos cuja distância
de um pino a outro é de 5 cm. Com elásticos coloridos de vários tamanhos, a
criança constrói figuras, descobrindo e brincando com conceitos geométricos.
*O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir ideias matemáticas, num sentido mais exato, constitui um suporte concreto de representação mental. Este instrumento é um recurso didático que se pode classificar como múltiplo e dinâmico porque permite a representação de numerosas situações que possibilitam o movimento da imagem das figuras no plano e no espaço.
Jogos
para aprender as cores
*Jogos
construídos com rolinhos de papel higiênico (sucata) e tampas auxiliam na
discriminação visual com comandos ou não. De acordo com a faixa etária pode ir
aumentando o grau de complexidade. Esses jogos são de grande utilidade no
auxilio e na elaboração do raciocínio, passando gradativamente do concreto para
o abstrato. As crianças com TGD poderá organizar o pensamento, assimilando
conceitos básicos de cor, forma e tamanho, além de realizar atividades mentais
de seleção, comparação, classificação e ordenação.
Belas sugestões de atividades colega, com certeza elas ajudarão no desenvolvimento da criança com TEA.
ResponderExcluirParabéns!
Parabéns colega, suas estratégias são bastante enriquecedoras e importantes, pois tornará o aprender das crianças com TGD com mais facilidades.
ResponderExcluirObrigada colegas pelos comentários.
ResponderExcluirAtividades de baixa tecnologia, são estratégias que desenvolvem no aluno com TEA as habilidades comunicacionais na interação social. Suas sugestões são pertinentes e auxiliarão o desenvolvimento dos nossos alunos com este transtorno.
ResponderExcluirParabéns colega!