segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pesquisa sobre Inclusão


PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

 

Nome do Cursista: ELIS REGINA ALVES
Número da Turma: 33
Estado / Município Polo: BAHIA/JUAZEIRO
Estado / Município Abrangência:
Nome da Escola: ESCOLA MUNICIPAL 25 DE JULHO
Estado / Município da Escola: BAHIA/JUAZEIRO
Data(s) da realização da pesquisa: 03/05/2013

 

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

 

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?

1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.( X  ) Quantas? 52

2. Este número é suficiente para atender à demanda?

Sim (  ).

Não ( X  ). Quantas salas faltam? 20

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?

Menos de 10.
(  )
 
Entre 10 e 20.
(x )
 
Mais de 20.
(  )
Quantos?

 

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?

·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(x)
·         A demanda de alunos.
(x)
·         Outros. Especifique: __________________
(  )

________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

 

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:

Rede Municipal.
( X )
Rede Estadual.
(  )

 

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.

OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.

 

 
Tem na escola
Não tem na Escola
 
São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
 
X
 
 
 
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
 
X
 
 
 
Ponteira de boca ou de cabeça
 
X
 
 
 
Tesoura mola
 
X
 
 
 
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
X
 
 
X
 
Plano inclinado
 
X
 
 
 
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
X
 
 
X
 
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
 
X
 
 
 
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
 
X
 
 
 
Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
 
X
 
 
 
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
 
X
 
 
 
Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
 
X
 
 
 
Teclados virtuais com varredura
 
X
 
 
 
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
 
X
 
 
 
Colméia de acrílico para teclado
 
X
 
 
 
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
 
X
 
 
 
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
 
X
 
 
 
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
 
X
 
 
 
Mouse com plug para entrada de acionador
 
X
 
 
 
Monitor de tela de toque
 
X
 
 
 
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
 
X
 
 
 
Software leitor de tela
 
X
 
 
 
Software de OCR para leitura de texto impresso
 
X
 
 
 
Software para ampliação de tela
 
X
 
 
 
Reglete
 
X
 
 
 
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
 
X
 
 
 
Caderno para escrita ampliada
 
X
 
 
 
Lupa com luz, manual ou de mesa
 
X
 
 
 
Lupa sem luz, manual ou de mesa
 
X
 
 
 
Lupa eletrônica
 
X
 
 
 
Guia para assinatura
 
X
 
 
 
Máquina de escrever em Braille
 
X
 
 
 
Impressora Braille
 
X
 
 
 
Sorobã
 
X
 
 
 
Calculadora com retorno auditivo
 
X
 
 
 
Bengalas dobráveis
 
X
 
 
 
Relógio com retorno auditivo ou relevo
 
X
 
 
 
Jogos com sinalização em Braille ou relevo
 
X
 
 
 
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
 
X
 
 
 
Sistema FM
 
X
 
 
 
CDs ou softwares em libras e português
 
X
 
 
 
Dicionário em libras
 
X
 
 
 
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
 
X
 
 
 

 

7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

 

·         Oferece o AEE.
( X )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
( X )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( X )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( X )
·         Orienta as famílias.
(  X)
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(X  )
·         Outras. Especifique:
(  )

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:

·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 20

·         Quantos são de outras escolas? 0

 

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?

Sim ( X ). De que forma? O PP da escola assegura aos alunos especiais em:

* Avaliação com acompanhamento do professor de AEE;

* Interagir e participar das ações, eventos e projetos realizados pela escola;

* A avaliação deverá ser de acordo com o conhecimento e condições de cada aluno.

* Construção de uma sala de recursos para o atendimento do professor de AEE.

Não (  ). Por quê?

_____________________________________________________________

 

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:

                   1: para as ações que já foram realizadas

                   2: para as ações que estão em andamento

                   3: para as ações que ainda serão realizadas

                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

 

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(3)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(3)
·         Sinalização tátil.
(3)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?

Resposta:

*Acompanha o desenvolvimento dos alunos;

*Realiza atividades que envolvem todos os alunos com deficiência;

*Planeja atividades de acordo com a realidade dos alunos especiais;

*Acompanha o desenvolvimento dos alunos em suas residências.

 

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?

Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

 

Sim (X). Em que? Através do acompanhamento da professora de AEE o desenvolvimento dos alunos especiais tem melhorado muito, principalmente o contato com as outras crianças e a convivência.

 

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?

Resposta: A professora de AEE participa dos planejamentos com os professores de sala comum para conhecer melhor as necessidades dos alunos, e assim traçar estratégias para que venha melhorar cada vez mais o desenvolvimento dos alunos especiais.  

 

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?

Resposta: As famílias dos alunos de AEE estão sempre presente na escola, acompanhando de perto o desenvolvimento dos filhos e dando suporte a professora de AEE.

 

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?

·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(  )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
( X )

Os alunos de AEE recebem o atendimento da professora de AEE no mesmo horário de sala comum, porque a maioria mora distante da escola e dependem de transporte escolar, que não é oferecido no horário oposto.

 

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.

        Ao realizar essa pesquisa analisei melhor que o trabalho realizado pela professora de AEE, é muito importante para o desenvolvimento e integração dos alunos especiais no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário